quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Já ouviu falar em Fioravante Iervolino?

Hoje quase ninguém conhece Fioravante Iervolino , que foi uma estrela em Guarulhos nas décadas de 40 e 50. A 2° Guerra Mundial deixou os automóveis sem gasolina no Brasil. Apareceu então a novidade do gasogênio (um carvão vegetal que produzia um gás que movimentava o motor). Havia uma carência de informação e cada um montava o motor como podia. Fioravante Iervolino era um simples mecânico, mas imbatível nas competições para carros movidos a gasogênio na pista de terra de Interlagos. Choveram pedidos e Fioravante Iervolino ficou rico do dia para noite.
Fioravante Iervolino conhecia José Nascimento, o Zezinho, de quem ficou sócio na Empresa de Ônibus Guarulhos . Ele substituía as peças gastas dos ônibus da empresa por peças recauchutadas com solda, enquanto a concorrência ficava parada por falta de peças. Durante a guerra tudo era difícil.
Fioravante Iervolino candidatou-se e foi eleito vereador. Depois foi nomeado prefeito de Guarulhos pelo então governador Adhemar de Barros. A ponte de madeira sobre o rio Tietê ruiu durante sua gestão e foi construída outra de concreto.
Eleito prefeito sucedendo Rinaldo Poli, Fioravante Iervolino festejou o IV Centenário de Guarulhos e inaugurou o Clube dos Bancários, no dia 20 de dezembro de 1959, quando foi jogado na piscina do clube. Na foto, o sócio Zezinho ajudava a retirar os documentos molhados, além do dinheiro de que o motorista ficou tomando conta.
Mandiocão, como era conhecido pelos íntimos, foi eleito ainda deputado estadual e presidiu a extinta Companhia Municipal de Transportes Coletivos, de São Paulo-Capital .



Nenhum comentário:

Postar um comentário