sábado, 25 de fevereiro de 2012

Orquestra Jovem Municipal


Criada em dezembro de 2003, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos é corpo estável do Conservatório Municipal de Guarulhos, ligado à Secretaria de Cultura do município. Todas as suas atividades visam ao aprimoramento e à profissionalização de seus jovens instrumentistas.
O grupo elabora programas mensais e realiza concertos dentro e fora da cidade, colaborando com o aperfeiçoamento e favorecendo o contato com grandes solistas, divulgando a melhor música de concerto. Para esses programas, são selecionadas peças de diferentes períodos da história da música, dentre obras-primas consagradas e novas - de compositores nacionais e estrangeiros -, cuja dificuldade técnica seja compatível com o alto nível alcançado pelo conjunto.
Nos últimos anos, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos tem se apresentado com grandes solistas convidados e conjuntos de música instrumental e vocal, como o Núcleo Hespérides Música das Américas, o grupo Mawaca, o Coral do Estado de São Paulo, entre outros. Em 2010 executaram obras de alto nível técnico acompanhando os mestres do violino Robert Bokor, da Sérvia, e o brasileiro Claudio Cruz, da OSESP.


A capacidade de fazer sobressair as mais secretas nuanças das obras que rege, coloca Emiliano Patarra como um dos melhores maestros de sua geração. Participante ativo dos principais festivais de música do país, o regente frequentou o Festival de Verão de Pescara e tomou parte em programas internacionais de aperfeiçoamento em regência orquestral com o maestro Guilhermo Scarabino (no Teatro Cólon) e com o maestro Luis Gorelik e a Orquestra Sinfônica de Concepción.
Regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre 1995 e 1997, dirigiu também a Orquestra de Cordas do SESC/SP. Atualmente, Emiliano Patarra é regente titular da Orquestra de Ópera do Teatro São Pedro e leciona Prática de Orquestra na Faculdade Santa Marcelina (FASM). À frente da OJMG desde a sua fundação, em 2003, Patarra tem desenvolvido um trabalho significativo na formação de jovens músicos, estimulante e desafiador, contando com obras importantes do repertório sinfônico tradicional e sete montagens de ópera em sua programação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário