História
Após a criação do Ministério da Aeronáutica em 20 de janeiro de
1941, as Organizações do Exército e da Marinha ligadas à aviação foram
reorganizadas e receberam novas denominações. Foi ativado, então, 0 2°
CORPO DE BASE AÉREA, pelo decreto Lei n° 3302 de 22 de maio de 1941,
sediado no Campo de Marte, Santana, São Paulo.Este 2° CORPO DE BASE AÉREA deu origem, em agosto de 1944, a Base Aérea de São Paulo, a qual, em virtude do gigantesco desenvolvimento da cidade de São Paulo e atendendo às necessidades técnicas surgidas, foi transferida para os terrenos da Fazenda Cumbica, recém-doada ao Ministério da Aeronáutica pelo sr. Eduardo Guinle. A instalação da Base Aérea em Cumbica ocorreu exatamente em 26 de janeiro de 1945.
A Base Aérea de São Paulo, situada em Cumbica, Município de Guarulhos, ocupa, aproximadamente uma área de 10 Km², e dista 28 Km do centro de São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra, e 8 Km da Cidade de Guarulhos pela av. Monteiro Lobato.
Em consequência da falta de recursos da época, a Base necessitou montar uma infra-estrutura muito grande para a sua operação, que hoje constitui um complexo administrativo onde o apoio ao homem no campo psico-social tem papel relevante. Assim sendo, possuímos serviços como: Agência da Caixa Econômica Federal, Agência da Empresa de Correios e Telégrafos, Prefeitura, Lavanderia, Reembolsável de Generos e Fardamentos, Capela com Serviços de Assistência Religiosa, Serviço de Assistência Social, Cinema, Cassinos e Clubes, Hospital, mais de 200 rersidências, refeitório com capacidade de atendimento para cerca de 1500 homens, Serviço de Transporte Escolar, Cantinas e Hotéis de Trânsito.
A missão da Base Aérea é a de proporcionar às Unidades Aéreas aqui sediadas em carater permanente ou temporário, todos os recursos técnicos e administrativos necessários para assegurar a manutenção, a operação e o emprego aérea eficiente dessas Unidades.
Para tanto deve dispôr de um aeródromo com sede normal, e capacidade de apoio às Unidades Aéreas, quando estas forem deslocadas para operações.
Desde sua criação a BASP teve muitos Comandantes sendo o primeiro deles o Major Aviador Hildegardo da Silva Miranda, no periodo de novembro de 1944 a fevereiro de 1946. O tempo normal de comando de Unidades é de 2 anos.
Pelas suas pistas, compondo as Unidades Aéreas aqui sediadas, passaram aviões que marcaram época na Força Aérea, tais como os A-20 Hudson, os B-25 Mitchell, muito empregado na 2ª Guerra Mundial, os B-26 Invader, que operavam com sucesso na Guerra da Coréia, os SA-16 Albatroz, avião de Busca e Salvamento que tantas missões de salvamento real realizou, os saudosos North American T-6, aviões que foram o esteio básico para treinamento dos pilotos, mais recentemente os aviões de fabricação nacional AT-26 Xavante, aeronaves a reação de grande desempenho, e os C-47 Douglas (DC3 na Aviação Civil) um dos aviões de maior sucesso de transporte de carga e passageiros.
A Base Aérea de São Paulo, cumprindo a sua missão regulamentar, prestou e presta, apoio à duas Unidades Aéreas, que são o 4° ETA (Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo), e 4° EMRA (Quarto Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque), e, em situação especial, à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, criada em novembro de 1952.
Entre as unidades que já foram sediadas, contam-se o 1º/10º Grupo de Aviação (de março de 1947 a dezembro de 1978), o qual operou os Douglas A-20, Beechcraft RT-11, North-American B-25J, Douglas B-26 Invader e o EMB.326GB RT-26 Xavante; e o 2º/10º Grupo de Aviação (de dezembro de 1957 a janeiro de 1972), equipado com os Grumman G-64 Albatroz e helicópteros Sikorski S-55 SH-19D (até 1970) e Bell 205D SH-1D.
4º Esquadrão de Transporte Aéreo "Carajá"
O 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA) foi criado a 12 de maio de 1969.Inicialmente sob controle operacional do extinto Comando de Transporte Aéreo, o 4º ETA foi sediado nas
Atualmente, o 4º ETA é a unidade aérea responsável pela execução das tarefas de transporte aéreo no âmbito do IV COMAR, e mantém-se adestrado para a realização das suas missões, incluindo o apoio às unidades das Forças Armadas, o auxílio às populações carentes e fazendo-se presente nas regiões de fronteira do Brasil.
O Esquadrão "Carajá" opera aeronaves C-95 e C-95A Bandeirante.
Uma preocupação constante é a segurança e para isso
A BASP cedeu parte do seu espaço para a implantação do Aeroporto Internacional de São Paulo. Não obstante, sedia o 4º Esquadrão de Transporte Aéreo, o Instituto de Logística da Aeronáutica e Divisão de Catalogação da Diretoria de Material, aos quais a base apoia em suas atividades diuturnas.
Hoje na Base Aérea de São Paulo está se implantando o Museu de Aeronáutica de Guarulhos, numa parceria entre a BASP e as entidades civís. A meta é a divulgação do trabalho de cunho protetor, social e de integração nacional que a Aeronáutica vem exercendo com muito empenho e dedicação ao longo destes anos.
Isto é um pouco da história desta grandiosa e honrada corporação que está entre nós há mais de 50 anos e que muito fez e está fazendo por merecer o nosso respeito, carinho e reconhecimento. A Aeronáutica inicia uma fase de grandes esperanças, na reconquista da dignidade operacional há tanto desejada. Nessa tarefa, a Base Aérea de São Paulo quer estar presente, quer contribuir para a escalada, quer preservar a glória de seu passado através do anônimo e silencioso trabalho em prol da Força Aérea e do Brasil.
Fonte: Guia de Guarulhos, 1980
Fotos
Base aérea
Entrada |
Museu Aeronáutico |
Prédio de Comando |
Refeitório |
Base vista do taboão |
Equipe de bombeiros BASP
Esse onibus é da EAOPenha-São Miguel e não da Empresa de Onibus Guarulhos
ResponderExcluirComo poderia achar a relação dos Tenentes Coronéis Comandantes da Base Aérea de Cumbica? Busco o histórico de meu primo Tenente-Coronel Tarcisio Alceu Lopes de Faria filho de Etelvina Penna Sales. Grato.
ResponderExcluirServi na Base Aerea de Cumbica em 1957. Foi o último ano da farda cor "caqui" O comandante era o Capitão
ResponderExcluirSalituri e o sub-comandante o Tenente Reis. O meu sargento era o Sargento Evangelista.
O comandante da Base Aérea, era o Cel. Faria Lima. Posteriormente promovido a Brigadeiro e exerceu a Prefeitura de S. Paulo.
Muita saudades servi em 59 ,era Larangeira , fiz curso de rtau em destacam. De base em Santos não concluído, s2 qmrstuv WA gostaria muito de contato dos colegas da infantaria , abraço .
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