Um dos maiores PIBs e populações do
País em um município, Guarulhos nasceu protetor e a serviço da Capital
Mas logo depois mostrou ser uma das forças econômicas e políticas de
maior destaque do Estado
Aeroporto Internacional André Franco Montoro, atividades econômicas
intensas e de diversos ramos, uma estrutura de vias e rodovias que fazem
jus à cidade que é uma das portas de entrada do Brasil.
Toda essa rede de serviços, indústrias e a população que gira em
torno dos 1,3 milhão de habitantes são frutos de anos de luta e busca
pelo desenvolvimento. No caso de Guarulhos, mais precisamente, 450 anos a
serem comemorados no próximo dia 8 de dezembro.
Guarulhos passou pro praticamente todas as etapas de evolução dos
grandes conglomerados urbanos brasileiros, desde as primeiras habitações
por colonizadores, que conferiam um aspecto mais urbano para a
realidade da época, pela escravidão, a forte interferência da igreja
católica nos negócios do estado, passando pela fase que implantou a
urbanização de fato, nos anos de 1920 e pela a que consolidou em 1940.
Com a urbanização e o aumento dos bairros cada vez mais distantes dos
centros territoriais e econômicos, que atraíam pessoas em busca de
oportunidades e melhores condições de vida, obviamente se fez necessária
a atuação de transportadores de passageiros, que não tinham apenas a
visão de subsistência ou pequeno lucro. Mas que, mesmo começando
pequenos, tinham a ambição e a visão de que Guarulhos ainda se tornaria
maior.
Neste contexto, resume bem a história dos transportes de Guarulhos e a
própria do município, a Empresa de Ônibus Guarulhos Ltda. A empresa foi
criada para responder ao rápido crescimento populacional e ao
aprimoramento das atividades econômicas, fatores que resultaram em maior
necessidade de deslocamentos internos, a partir dos anos de 1940.
A Guarulhos foi fundada em 1º de março de 1946 pelos empreendedores
José Nascimento dos Santos e Fioravante Iervolino. O início foi modesto,
com seis ônibus que ligavam a Pena, na zona Leste da Capital, ao centro
e a alguns bairros de Guarulhos. Assim, como a população foi crescendo,
também expandiram-se as linhas e a quantidade de carros da empresa. Em
1º de setembro de 1960, a empresa já tinha várias ligações e mais
investidores, além das famílias fundadoras, o que fez com que nesta data
fosse transformada em sociedade anônima.
Apesar de ter enfrentado problemas financeiros e administrativos,
decorrentes da conjuntura econômica da inflação dos anos de 1980, que
aumentava os custos e diminuía a rentabilidade das empresas, a Guarulhos
continuava ser atraente para grandes investidores a do setor. Um deles
conseguiu adquirir a empresa, o Grupo de Jacob Barata, formado por
empreendedores do Rio de Janeiro que viram na Guarulhos uma oportunidade
para aumentarem a participação no Estado de São Paulo. Em 1996, mesmo
pertencente ao mesmo grupo, a empresa foi desmembrada, surgindo a
Guarulhos Transportes ao lado da Empresa de Ônibus Guarulhos.
Os transportes urbanos sempre foram presentes na história da cidade
de Guarulhos. A cidade teve grande incremento urbano com a chegada do
ramal Guapyra – Guarulhos, do Trem da Cantareira em 1915.
Várias empresas de ônibus marcaram e ainda fazem parte da cidade.
Entre elas, Oito Irmãos, Canarinho, Icaraí, Transcol, Ponte Alta Tupã,
Itaquaense, Transguarulhense (já extinta) e as em operação Vila Galvão,
Arujá, Atual, Transdutra, Transmetro, alpem das próprias EO Guarulhos e
Guarulhos Transportes.
Esta potência de cidade foi criada em 08 de outubro de 1560 como
povoado estrategicamente localizado para defender a São Paulo de
Piratininga dos ataques indígenas. A descoberta de monas de ouro por
Afonso Sardinha em 1590, foi fundamental para a autonomia economia de
Guarulhos.
GUARULHOS PONTO A PONTO DE ÔNIBUS NA LINHA DA HISTÓRIA
O Geórgrafo, professor e pesquisador William de Queiróz, criador do
site Guarubus, que conta a história dos transportes pelas pinturas e
modelos de ônibus de diferentes épocas, ajudou nosso site, com uma
trabalhosa, detalhada e valiosa cronologia exclusiva sobre os
transportes. O material, com base em pesquisas de dados especiais, é
divulgado de maneira inédita e deve servir como consulta futura e uma
forma de deixar registrada para as atuais e futuras gerações a tão rica
história dos transportes de Guarulhos, que está entre as cidades de
maior destaque do País. Mantenham os créditos e visitem o site de
Wiiliam: http://www.guarubus.fotopic.net/
Cronologia dos Transportes Públicos de Guarulhos
(Geóg. William de Queiroz)
- Início do Século XX -
• 29-12-1908 – O Governo do Estado autoriza a construção de um
Ramal da Tramway da Cantareira até o bairro de Guapyra e, daí em diante
passando por Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, Bonsucesso e Tomé
Gonçalves.
• 04-02-1915 – Inauguração da estação de Guarulhos.
• 24-02-1915 – Inauguração do Ramal de Guarulhos da Tramway da
Cantareira com 10.500m de extensão. A cidade contava inicialmente com 5
estações: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopouva, Vila Augusta e Guarulhos.
Na década de 40 estendeu-se até a Base Aérea de São Paulo.
• 23-10-1915 – Inauguração da estação de Vila Galvão.
• 01-12-1916 – Inauguração da estação de Vila Augusta.
- Anos 20 -
• 31-02-1922 – Inauguração da estação de Gopouva.
• 15-09-1922 – Um ofício da The São Paulo Light and Power
Company comunicando a possibilidade de não poder fazer o prolongamento
de serviços de bondes até Guarulhos.
• 26-01-1923 – José Saraceni, residente à Avenida Guarulhos
pede o privilégio de cinco anos para a exploração de uma linha de
automóveis para o transporte de passageiros de Guarulhos ao bairro da
Penha e vice-versa. O pedido foi reiterado em 13-02-1923.
• 11-01-1924 – Pelo Ofício nº 115 é pedida a eletrificação da
Tramway da Cantareira nos molde da linha férrea São Paulo-Santo Amaro.
• 15-04-1925 – Paulo Faccini, na qualidade de gerente da
Empresa Auto Bonds, requereu privilégio de transitar com passageiros de
Guarulhos à Penha.
• 15-09-1926 – Lei nº 70 regulamenta o serviço de tráfego de auto bond entre Guarulhos e o bairro de Ponte Grande.
• Art. 1º – Todo auto bond é obrigado a colocar na parte
interna da frente do carro o horário de trens da Tramway da Cantareira.
• Art. 2º – Todo condutor de carro auto bond deverá trazer consigo um relógio certo com o Tramway.
• Art. 3º – Aos infratores será aplicada a multa de Rs 50$000 (cinqüenta mil-réis) e caçada a carta na reincidência.
• 16-07-1928 – O serviço de transporte de passageiros de Guarulhos à Penha foi posto em concorrência pública.
• 15-09-1926 – É aprovada a Lei nº 70 que regulamenta o serviço de tráfego de auto bond entre Guarulhos e Ponte Grande.
• 14-08-1928 – É expedido edital de concorrência pública para a
concessão dos serviços de transportes de passageiros, de Guarulhos à
Penha, via Avenida Guarulhos.
• 15-02-1929 – A requerimento do proprietário da empresa Auto
Omnibus, Adil Darghan, a Câmara concede Rs 500 (quinhentos réis) para a
colocação de mais um veículo no percurso Guarulhos à Penha de França.
- Anos 30 -
• 15-05-1930 – Guarulhos contava com 4 ônibus.
• 27-11-1930 – Pela Portaria nº 29, o Prefeito Municipal
Provisório, Delezino de Almeida Franco, resolve aceitar as propostas dos
senhores Manzano & Abrahão referente ao serviço provisório de auto
bonds entre esta cidade e a Penha. Esse serviço foi autorizado
provisoriamente com as passagens a Rs 600 (seiscentos réis) e com o
funcionamento de 3 carros grandes de 24 passageiros e 1 de 30 lugares.
• 24-05-1931 – Inauguração da estação de Torres Tibagy.
• 13-06-1931 – O Inspetor José Barbosa informa ao Prefeito
Major Ariovaldo Panadés haver a Empresa de ônibus Manzano & Abrahão,
sem qualquer aviso, retirado os ônibus que faziam o percurso Guarulhos à
Penha de circulação, causando transtorno e sérios prejuízos aos
usuários.
• 28-05-1932 – Guarulhos tinha 5 ônibus.
- Anos 40 -
• 25-01-1945 – Inauguração da estação da Base Aérea de Cumbica.
• 01-03-1946 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A passa a ser
gerida pelo Grupo Fioravanti Iervolino e Irmãos Nascimento dos Santos,
sendo a primeira atividade comercial foi a linha que ligava a cidade de
Guarulhos ao bairro da Penha, na zona Leste da Capital.
- Anos 50 -
• 24-06-1958 – É inaugurada a sede do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Guarulhos.
• 1958 – Parte das operações da Empresa de Ônibus Guarulhos S/A são transferidas para E.O.Vila Galvão Ltda.
- Anos 60 -
• 05-05-1960 – A Empresa de Ônibus Guarulhos passa a integrar
aos empresários Paschoal Thomeu e João Thomeu e as cotas adquiridas de
Fioravante é associada aos Irmãos Nascimento dos Santos.
• 17/06/1960 – Decreto nº 36.780 determina que a Viação
Atibaia-São Paulo ser permissionária da linha Guarulhos – Atibaia.
• 1964 – A E.O.Guarulhos S/A reforça a frota com 40 novos
ônibus Mercedes-Benz modelo O-321, culminando em um grande evento na
cidade.
• 31-05-1965 – Desativada a Tramway da Cantareira, ramal
Guarulhos por questões de economia. Na época a Tramway era
supervisionada pela Estrada de Ferro Sorocabana. O último trem de número
3131 deixou a Estação de Tucuruvi as 22:00 horas.
• 28-01-1966 – É fundada a Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda.
- Anos 70 -
• 1970 – A E.O.Guarulhos S/A reforça a frota com 50 novos
coletivos Mercedes-Benz O-362 e garantem a qualidade no transporte.
Nesta época começa operar a linha intermunicipal Haroldo Veloso – Parque
D. Pedro II.
• 24-07-1972 – É dada a permissão à Empresa de Ônibus Guarulhos
S/A a explorar a linha no percurso da fábrica da Pfizer – Depósito
Municipal. Na mesma data é concedida permissão à Viação Gato Preto S/A a
operar a linha Haroldo Veloso – Vila Galvão.
• 08-08-1972 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A inicia as
atividades na linha Guarulhos à Arujá. Esta linha por sua vez ia até o
Jardim Aracília, mas tinha que ir até Arujá para retornar à Guarulhos,
passando esta ser intermunicipal. Mais tarde passou para a Viação
Danúbio Azul que hoje é a Viação Transdutra Ltda.
• 05-09-1972 – ??
• 1973 – Com a inauguração do Metrô de São Paulo, a
E.O.Guarulhos S/A é pioneira a operar na Estação Ponte Pequena (hoje
Armênia).
• 09-09-1973 – Decreto 4.033 permite a Viação Gato Preto estender a linha Haroldo Veloso até o Jardim Lenize.
• 14-08-1973 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A passa a operar
a linha que cobre o trecho das avenidas Dr. Samuel Ribeiro (atual Av.
Santos Dumont) e Antonio Bardella até o portão da Base Aérea de Cumbica.
• 31-10-1973 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A obtém do
Estado a permissão de explorar os serviços de passageiros do Jardim
Moreira à Capital.
• 01-12-1973 – Começa a operação da linha que cobre o percurso
Guarulhos à estação rodoviária Tietê sob a responsabilidade da Empresa
de Ônibus Guarulhos S/A.
• 1974 – O Recibo nº 27.251 da Prefeitura Municipal de
Guarulhos, tem como contribuinte a Transcol E.T.C. Ltda que refere-se ao
caução de uma linha municipal e oito ônibus no montante de Cr$
10.608,00, conforme Item II Art. 8º do Decreto 2.742 de 10 de março de
1971.
• 08-04-1974 – Decreto 4.523 é transferida à Transcol E.T.C.
Ltda. A permissão da Viação Gato Preto para operar no trecho à segunda
deferido.
• 12-07-1974 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A é autorizada a
operar no trecho compreendido da Rua Conceição (Centro) à Base Aérea
(Cumbica).
• 14-01-1975 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A obtém
permissão para o transporte de passageiros do Jardim Tranqüilidade – São
Paulo.
• 13-12-1977 – É criada a Empresa Metropolitana de Transportes
Urbanos – EMTU, órgão estadual responsável pelos transportes públicos
intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
• 1978 – A E.O.Guarulhos S/A renovou sua frota com 200 ônibus.
Na época, o modelo mais moderno era o CAIO Gabriela, conhecido por
“Gabrielinhas”.
• 06/07/1979 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A começa a
operar a linha intermunicipal Vila Rio – Penha (via Phillips).
- Anos 80 -
• 12-06-1980 – Decreto nº 7.252 revoga o Decreto nº 3636/72 que
permite a Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda a explorar a linha de
transporte coletivo – Pfizer Experimental (Bonsucesso) / Depósito
Municipal.
• 09-12-1980 – Decreto nº 7.969 permite a Empresa de Ônibus
Guarulhos S/A estender a linha Guarulhos-Pq. Uirapuru até o Jardim
Cumbica.
• 26-02-1981 – É deferido à Transcol E.T.C. Ltda. Estender a linha Vila Galvão-Haroldo Veloso até o bairro Capelinha.
• 29-05-1981 – Decreto nº 7.298 permite a Empresa de Ônibus
Guarulhos S/A estender até o Jardim Jacy a linha Guarulhos-Bairro dos
Pimentas.
• 07-08-1981 – Decreto nº 7.667 a Empresa de Ônibus Guarulhos
S/A é autorizada a operar com a linha Guarulhos-Bonsucesso até o Jardim
Maria Dirce.
• 12-12-1981 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A dá início a
operação do transporte de passageiros na ligação Guarulhos-São Vicente.
Esta linha operava com ônibus Mercedes-Bens modelo O-364 e saía as 7:00
horas no bairro do Bom Clima todos os domingos com 10 carros para a
Baixada. O Estado implantou um mandato de segurança para a E.O.Guarulhos
e esta linha ficou por um tempo sem operação. Depois de dois meses
voltou a operar com a linha Guarulhos-Santos-São Vicente, mas novamente
um novo mandato de segurança tirou novamente de operação. Esta linha
ficou durante dois anos com a E.O.Guarulhos. Um detalhe interessante era
a pintura desses ônibus, diferente dos tradicionais verdes-amarelos,
eram vermelho, branco e azul. Esta linha mais tarde passou a ser operada
pela Expresso Brasileiro que continua até hoje.
• 06-01-1984 – Face uma decisão judicial, os moradores do
Bairro dos Pimentas ficaram sem ônibus para o Metrô Ponte Pequena.
• 18-06-1984 – É concedido pela Lei nº 2.863, o ingresso às
gestantes, nos ônibus que circulam no município, pela porta dianteira.
• Janeiro de 1985 – Foram colocadas em operação as linhas de
ônibus especiais para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, SP. Eram
duas linhas, uma saindo da Praça da República e outra do Aeroporto de
Congonhas. Os ônibus operariam durante as vinte e quatro horas do dia,
num percurso médio de trinta quilômetros.
• 16/12/1988 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A começa a operar a linha intermunicipal Jardim São Paulo – Penha.
• 01-09-1989 – Começou a operação do sistema seletivo do
Aeroporto Internacional de Cumbica com duas ligações: uma para a Praça
da República e outra para o Aeroporto de Congonhas.
- Anos 90 -
• Fevereiro de 1991 – Ocorreu a mudança dos acionistas da
Empresa de Ônibus Guarulhos S/A. O controle acionário passou para o
Grupo Jacob Barata, composto de vários empresários do Rio de Janeiro que
atuavam e ainda atuam fortemente no transporte coletivo em todo o
Brasil.
• 19/04/1991 – O Decreto nº 16.437 outorga a permissão de linha
de ônibus à E.O.Vila Any Ltda explorar a título precário a linha
municipal Vila Any – Residencial Mazzei. Esta empresa com sede à Rua
Lagoa de Pedra, 182 – Parque São Miguel é gerenciada por Umberto e
Ricardo Auriemma e Valdete Ataíde dos Santos.
• 13/05/1991 – O Termo de Permissão nº 02/91 permite a E.O.Vila
Any Ltda a linha Vila Any – Residencial Mazzei com o número de 10
ônibus.
• 1991/1992 – O Grupo Atlântico compra a Viação Canarinho renovando boa parte da frota com ônibus novos.
• 28/01/1992 – O Termo de Permissão nº 08/92 permite à Marlin
Transportes Especiais Ltda a operação da linha Jardim Maria Dirce –
Residencial Mazzei. Esta empresa tinha sua garagem na Rua São José do
Paraíso, s/nº – Parque das Nações.
• 27/07/1992 – O Termo de Permissão nº 02/91-I (Anexo 6) dava a
permissão a E.O.Vila Any Ltda a operar a linha Conj. Marcos Freire –
Residencial Mazzei.
• 1992 – A Transcol E.T.C. passa a ter nova gerência renovando
parte da frota com 5 novos carros 0 km da CAIO modelo Vitória e usados
vindos do Rio de Janeiro com nova pintura.
• 1992 – O Grupo Atlântico adquire algumas empresas pequenas da
cidade como a Viação Ponte Alta e Viação Nova Cidade, trocando
totalmente a frota com carros novos e uma nova pintura, onde antes
estavam em péssimas condições de uso.
• Dezembro de 1992 – É inaugurada a nova sede e garagem da
Empresa de Ônibus Guarulhos S/A na Rua Deputado Ulisses Guimarães, 270
no bairro do Taboão.
• Dezembro de 1992 – As empresas que operam em Guarulhos somam 16 empresas, são elas:
E. O. Guarulhos S/A, Viação Canarinho C.T.L., Expresso Brasileiro
Viação Ltda., Transcol E.T.C. Ltda., Viação Itaquaense Ltda., Marlin
Transportes Especiais Ltda., Viação Nova Cidade C.T.L., Viação Ponte
Alta Ltda, Viação Poá Ltda., Viação Transdutra Ltda., Viação Tupã Ltda.,
Turismo Bom Clima Ltda., Viação Any Ltda., E. O. Vila Galvão Ltda.,
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU e Auto Viação
Urubupungá.
• 1993 – O Grupo Atlântico adquire a Transcol E. T. C., empresa
que operava as linhas da região do Jardim São João para o Centro e Vila
Galvão utilizando boa parte da frota que era da Viação Canarinho com
uma nova pintura nos mesmos moldes do grupo. A Viação Any, essa com uma
única linha – Vila Any-Pça do Estudante passa a ser operada pela Viação
Ponte Alta também do mesmo grupo. Nesse mesmo entra em operação a Icaraí
Transportes Urbanos Ltda assumindo as linhas que eram da Viação
Itaquaense Ltda.
• 02/07/1993 – Processo nº 17.277/93 determina que a Viação
Currupira Ltda realize o itinerário Hospital Dona Luíza – Residencial
Mazzei com o Termo de Permissão nº 08/92-I (Anexos 3 e 4). Esta empresa
tinha sua garagem na Avenida Papa João Paulo I, 367 – Bonsucesso.
• 14/10/1993 – A EMTU com o documento nº CT PC 1030/93,
autoriza a linha intermunicipal Vila Carmela – Metrô
Guilhermina-Esperança. Nessa época esta linha foi operada pala Viação
Itaquaense Ltda.
• 20/10/1994 – O Termo de Permissão nº 08/92 (Anexo 5) dá a
Viação Currupira a linha Jd. Maria Dirce – Residencial Mazzei que
pertencia a Marlin T. E. Ltda. A garagem desta empresa mudou para a Rua
Itaquara, 15 – Jd. Presidente Dutra.
• 1994 – O Grupo Atlântico unifica a Transcol, Ponte Alta e
Nova Cidade, passando a ser denominada apenas Viação Nova Cidade CTL. A
empresa adquiriu cerca de 100 novos carros 0km da marca Marcopolo,
modelo Torino G4 com pintura nova e reformou alguns outros carros da
empresa.
• 11/04/1995 – É autorizado à Icaraí Transportes Urbanos Ltda
no prazo de 120 dias a exploração da linha Hosp. Dona Luíza – Res.
Mazzei que pertencia a Viação Currupira.
• 25/09/1995 – Processo nº 22.381/95 a E.O.Guarulhos S/A pelo
prazo de 120 dias a explorar a linha Praça 08 de Dezembro – Jd. Santa
Clara.
• 01-04-1996 – É fundada a Guarulhos Transportes S/A a “filha” da Empresa de Ônibus Guarulhos S/A.
• 15/05/1996 – Portaria nº 2441/96 autoriza à Viação Nova
Cidade CTL pelo prazo de 120 dias a explorar a linha Cidade Satélite –
Res. Mazzei e Parque Jandaia – Res. Mazzei.
• 26/06/1996 – As linhas municipais estavam distribuídas:
Empresa de Ônibus Guarulhos S/A:
• 02/08/1996 – Ofício nº 196/96 autoriza a Viação Nova
Cidade CTL o itinerário Jd. Santo Afonso – Res. Mazzei passando a
atender o bairro de Cidade Satélite e fazendo ponto inicial no Jardim
Guilhermino.
• 18/10/1996 – Portaria nº 4666/96 autoriza a Icaraí T.U. Ltda
até o dia 28/02/1997 a explorar em caráter emergencial a linha Jd.
Santo Afonso – Residencial Mazzei.
• 1997 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A foi eleita a melhor empresa do setor de todo o Brasil.
• 22/05/1997 – Ofício nº 003/97 altera as linhas: 191 Jd.
Angélica – Jd. Iporanga; 191-1 Jd. Guilhermino – Jd. Iporanga; 292 Vila
Any – Jd. Iporanga; E3 Pq Jandaia – Jd. Iporanga; E4 C. Satélite – Jd.
Iporanga; E5 Jd. S. Afonso – Jd. Iporanga; E6 Pq. Piratininga – Jd
Iporanga; E8 Pq. Jandaia – Jd. Iporanga, passando estas a atender a
Avenida Rio de Janeiro.
• 04-07-1997 – É fundada o Grupo Atlântico
• 14/04/1998 – Processo nº 2038/97 prolongamento da linha 491
Ponte Alta – Jd. Iporanga (Viação Nova Cidade); Processo nº 2891/97
alteração da linha E8 Pq. Jandaia – Jd. Iporanga (Icaraí T.U.); Processo
nº 3731/97 extinção da linha E3 Santo Afonso – Res. Mazzei passando
para a linha 191 Jardim Angélica – Res. Mazzei (Viação Nova Cidade);
Processo nº 2736/97 inclusão de veículos na frota municipal da Icaraí
T.U. Ltda.
• 06/07/1998 – Ofício nº 011/98 aprova as alterações do
itinerário da linha E5 Jd. Santo Afonso – Jd. Iporanga operada pela
empresa Icaraí T.U. Ltda.
• 29-09-1998 – É fundada a Viação Transguarulhense Ltda, que
passou a operar as linhas da Icaraí T.U., Viação Tupã e algumas linhas
que restaram da Viação Nova Cidade.
• 1994 – É criada a GUARUPAS (Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região).
• 22/08/2000 – Paralização das linhas: 892 – Jd. Maria Dirce –
Jd. Flor da Montanha (Proc. 0717/2000); 892-1 Hosp. D. Luiza – Iporanga
(Proc. 3524/99); E-8 Pq. Jandaia – Jd. Iporanga (via Dinamarca) (Proc.
2006/2000); 291-1 Cj. Marcos Freire – Jd. Iporanga (Proc. 2007/200).
- Século XXI -
• 28/06/2001 – Portaria nº 2295/2001 determina a Viação
Transguarulhense realize o seguinte itinerário intermunicipal: Guarulhos
(Vila Carmela) – São Paulo (Metrô Penha) via Pimentas/Airton Senna.
• 10-10-2001 – A GUARUPAS, associação que reúne as empresas
de ônibus que operam em Guarulhos, apresentou o sistema de catraca
eletrônica que começará a implantar e que deve começar a funcionar em
fevereiro de 2002.
• 06-11-2001 – A Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda apresentou à
Administração Municipal os novos ônibus que está colocando em
circulação até dia 12 de novembro. De um total de 110 coletivos, a frota
está sendo ampliada para 128 – um incremento de 16,5%.
• 2002 – Processo 4305/2001 determina que a Viação Ferraz Ltda
realize o seguinte itinerário intermunicipal: Guarulhos (Centro) – São
Paulo (Guaianazes), perante a EMTU.
• 06/02/2002 – A Viação Transguarulhense entrega 20 novos
ônibus da marca Marcopolo modelo Viale e renovando sua frota sugerido
pela Prefeitura.
• 03/04/2002 – Portarias nºs 007 e 008/2002 – SU determinam que
sejam realizados os itinerários intermunicipais: M884TRO Guarulhos
(Cumbica) – São Paulo (Erm. Matarazzo) e M889TRO Itaquaquecetuba (Pq.
Piratininga) – São Paulo (Metrô Carrão).
• 10-04-2002 – Cerca de 30 ex-funcionários da Viação Canarinho
C.T.L. compareceram à sessão da Câmara munidos de cartazes, para
conseguir a sensibilização dos vereadores. A empresa está sendo fechada,
e agora será reaberta com o nome Atlântico Transportes Metropolitanos.
Desde o mês de março, foram demitidos 144 funcionários.
• 22/04/2002 – Portaria nº 023/2002 – SU pede a autorização da
linha Guarulhos (Itapegica) – São Paulo (Metrô Tucuruvi), pernate a
EMTU.
• 29/04/2002 – Portaria nº 026/2002 – SU determina a criação de
uma linha intermunicipal Guarulhos (Aeroporto Internacional) – Santo
André (TERSA), perante a EMTU.
• 01-05-2002 – Começou a operar duas novas linhas circulares
operadas pela Viação Transguarulhense, sendo elas a 290-1 – Vila
Carmela/Cidade Satélite e E-08 – Circular Pimentas/Centro.
• 13-05-2002 – Implantação da Bilhetagem Eletrônica.
• 14-05-2002 – A Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda entregou 10
novos ônibus que circularão nas linhas municipais, inaugurando as novas
cores e a atual logomarca da empresa.
• 23-05-2002 – A Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda entregou 30
novos ônibus da marca Marcopolo, modelo Viale para as linhas
intermunicipais, cujas cores obedecem ao padrão da EMTU (Empresa
Metropolitana de Transportes Urbanos).
• 03-06-2002 – Greve prejudica mais de 500 mil usuários de
ônibus na cidade. Os trabalhos foram interrompidos após o sindicato das
empresas de ônibus ter oferecido aumento de 5% e continuação das
negociações salariais. Em assembléia, a categoria rejeitou a proposta.
Alguns coletivos da Empresa de Ônibus Vila Galvão circularam pela manhã,
mas retornaram às garagens. As empresas em greve são as E. O. Vila
Galvão, E. O. Guarulhos, Guarulhos Transportes, Viação Canarinho, Viação
Transvale, Viação Transdutra e Viação Transguarulhense.
• 15-08-2002 – Último de utilização do Passe Escolar de papel.
• 06/09/2002 – Portaria nº 033/2001 – SU determina a Viação
Transguarulhense realize o seguinte itinerário intermunicipal: Guarulhos
(Pq. Piratininga) – São Paulo (Metrô Penha) via Pimentas/Jd. Santo
Afonso.
• 2003 – A Transmetro Transportes Metropolitanos Ltda inicia
suas atividades operando parte das linhas intermunicipais que eram da
Guarulhos Transportes S/A. Esta empresa é da antiga Viação Canarinho
(Grupo Atlântico) que é apenas administrada pela E.O.Guarulhos S/A.
• 16/01/2003 – Processo Administrativo nº 2769/2002 determina a
criação e realização da linha intermunicipal Guarulhos (Vila Carmela) –
São Paulo (Metrô Carrão).
• 18/01/2003 – Processo Administrativo nº 3860/2002 determina a
criação da linha intermunicipal Itaquaquecetuba (Pq. Piratininga) – São
Paulo (Metrô Patriarca).
• 27/02/2003 – Portaria nº 015/2003 determina a autorizar a
linha intermunicipal Itaquaquecetuba (Pq. Piratininga) – São Paulo
(Metrô Carrão).
• 01-03-2003 – A Empresa de Ônibus Guarulhos S/A começou a
operar a linha 175 BI-1 Jardim Adriana II – Metrô Armênia (Via Jardim
Santa Emília e Jardim Jovaia), que vai atender os bairros Jardim Adriana
II, Jardim Jovaia, Jardim Bela Vista, Jardim Santa Emília, Parque das
Laranjeiras, Condomínio Ilhas Gregas e Parque Flamengo.
• 31-03-2003 – A Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda assume
definitivamente as linhas da extinta Atlântico Transportes
Metropolitanos na região do Bairro dos Pimentas (Jardim Leblon, Parque
Piratininga, Jardim Angélica, Vila Any e Itaim) com 70 novos carros.
Apenas a linha Jd. Cumbica continuou com a Atlântico por alguns meses.
• 19-05-2003 – A Prefeitura retira 6 ônibus da Viação
Transguarulhense (prefixos 001, 002, 016, 028, 030 e 254) que faziam a
linha 187-1 (Circular Pimentas/ Bom Clima – Via Centro) foram lacrados
depois de serem reprovados em vistoria realizada pela Secretaria de
Serviços Públicos. Os principais problemas verificados pelos fiscais
foram caixa de direção com vazamento de óleo, tanque de combustível
danificado, terminal de barra de direção com folga, entre outras
irregularidades. Para operar a linha, a Secretaria remanejou veículos da
Empresa de Ônibus Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Guarulhos
Transportes, que passaram a fazer o itinerário.
• 12-08-2003 – Greve de motoristas e cobradores da Viação
Transguarulhense. A Prefeitura montou um esquema especial de transporte
para atender as regiões de Bonsucesso, Cumbica e Pimentas. Foram
deslocados na operação 14 ônibus da frota reserva das demais empresas
que atuam no município e 13 lotações que, durante todo o dia, foram
liberados para circular em período integral na cidade. A greve foi o
único meio encontrado pela categoria para forçar a empresa a registrar
cerca de 150 funcionários que trabalham sem carteira assinada.
• 03-09-2003 – Começam a operar com bilhetagem eletrônica cerca de 29 Lotações Regularizadas pela Prefeitura.
• 12-2003 – A Viação Transguarulhense Ltda passa a ser gerida pelo Grupo Belarmino.
• 08-01-2004 – Inicio de teste de bilhetagem eletrônica em
algumas linhas intermunicipais (100 – Mikail/Penha, 253 – Paraíso/Metrô
Penha e 105-EX – Jd. Moreira/Metrô Tucuruvi). O 1º teste foi realizado
pelo Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir
Fernandes, e o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.
• 01-05-2004 – A Viação Transguarulhense Ltda ganha 70 novos ônibus, sendo 40 micro-ônibus e 30 convencionais.
PESQUISA E REALIZAÇÃO DA CRONOLOGIA: William de Queirós, responsável
pelo site Guarbus, que retrata a história dos transportes não só de
Guarulhos, mas de todo o Estrado de São Paulo e outras regiões do País
por desenhos de modelos e pinturas que marcaram épocas e cidades
Fontes:
Ranali, J. 1986. Cronologia Guarulhense.
E.O. Guarulhos S/A. Site: www.onibusguarulhos.com.br e Jornal Roda Viva
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU. Site: www.emtusp.com.br
Guarupas. Site: www.guarupas.com.br
Jornal Olho Vivo. Site: www.olhao.com.br
O ônibus "Vila Mariana" é da EAOPenha-São Miguel e não da Empresa Guarulhos
ResponderExcluirA ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André)
ResponderExcluirEntendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, outra opção teria como destino, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.
Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.