HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Guarulhos começou como um ramal da E. F. da Cantareira, que,
aberto em 15/11/1910, saía da estação do Areal
e atingia o Asilo dos Inválidos, no Guapira (depois Jaçanã).
Somente em 1913 foi aberta a primeira estação intermediária,
Tucuruvi, e aos poucos outras estações passaram a ser
abertas na linha, que atingiu Guarulhos em 1915. Em 1947 a linha teve
a bitola ampliada de 60 cm para 1 metro, quando esta já atingia
o aeroporto militar de Cumbica. Em 31/05/1965, o tráfego do
ramal foi suprimido, um ano depois de o trecho Areal-Cantareira ter
sido suprimido. Os trilhos foram retirados logo depois e diversas
estações foram demolidas.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guarulhos foi inaugurada em 1915, como terminal do ramal
de Guarulhos. A partir da primeira metade dos anos 1940, passou
a sair de lá um ramal - na verdade, a continuação
da linha - para a Base Aérea de Cumbica. Esse ramal
foi extinto aparentemente juntamente com o ramal de Guarulhos,
em 1965. A estação de Guarulhos foi desativada
em 1965, com o ramal. Não foi demolida, ao contrário
da maioria, mas foi muito
ACIMA: Inauguração da estação
de Guarulhos, em foto publicada em 13 de fevereiro de 1915 na revista
O Pirralho (Acervo Paulo Castagnet).
descaracterizada principalmente no lado da sua fachada.
Também se fala que foi quase totalmente reconstruída.
É uma estação de madeira que hoje serve de sede
para a Guarda Civil Metropolitana, na Praça Quarto Centenário,
no centro da cidade de Guarulhos. Até 1990 funcionou
nela uma escola - a Escola Municipal da Estação.
Junto a ela, de um lado, uma casa amarela, que parece ter pertencido
à ferrovia, e que hoje é o arquivo municipal; do outro
lado, uma locomotiva antiga, da Usina Tamoio, de Araraquara,
que, segundo consta, estava num sucateiro da cidade e foi resgatada
pela Prefeitura, que a deixou exposta em frente à plataforma
da antiga estação.
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local,
2003; Paulo Castagnet; Massaimi Kichi; Carl
Heinz Hahmann; Glaucia G. Carvalho, 2009; Arquivo Histórico
de Guarulhos; O Pirralho, 1915; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guia Levi, 1962; Mapa - acervo
R. M.
Giesbrecht)
Governo do Estado reafirma que Metrô e Trem chegarão em Guarulhos
Folha Metropolitana Chico Junior Durante
visita de inspeção às novas instalações das estações Luz e República da
Linha 4-Amarela realizada na manhã de anteontem, o governador Geraldo
Alckmin (PSDB) reiterou promessa de entregar até o final de sua gestão a
linha de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a
Linha 15-Branca, que vai sair de Vila Prudente, sudeste da Capital, até a
Rodovia Dutra, em Guarulhos.
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A estação de Guarulhos, engalanada em 22/04/1947,
na inauguração da bitola métrica do ramal.
Foto Carl Heinz Hahmann
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A estação de Guarulhos, provavelmente no final
dos anos 1950. Foto Massaimi Kishi |
A estação já funcionando como escola, nos
anos 1980. Acervo Arquivo Histórico de Guarulhos
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A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Cumbica.
Do lado direito, ao fundo, a locomotiva. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht |
A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Vila
Augusta. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A estação em 16/11/2003, vista no sentido de Cumbica.
Foto Ralph Mennucci Giesbrecht
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A "casa amarela", em frente à antiga fachada
da estação. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht |
A locomotiva da Usina Tamoio, em 16/11/2003. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht
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